A Chegada: Qual a relação do universo e a linguagem?!

Não sei como escrever sobre esse filme sem dar spoiler, é sério!

A trama é desenvolvida a partir da chegada de 12 naves em nosso planeta Terra. Para que seja desvendado o mistério sobre a vinda dessas visitas – ou ameaças – extraterrestres, as forças armadas dos EUA convocam a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista renomada, para que ela possa se comunicar com os alienígenas e, juntamente com a ajuda do matemático Ian Donnelly (Jeremy Renner), saber qual é a intenção deles aqui.

A Chegada 2

A Chegada é um jogo que faz com que nosso cérebro fique o tempo inteiro trabalhando, tentando entender todas as informações que são dadas para nós.

O roteiro foi inspirado no conto “História da sua vida”, do estadunidense Ted Chiang, ícone da ficção científica contemporânea. A coletânea“História da sua vida” e outros contos, que reúne oito textos do autor, chegou às livrarias brasileiras em meados de novembro, eu ainda não li, mas quero muito.

Chegada 3

O diretor canadense Denis Villeneuve se arrisca em um novo gênero e, ao meu ver, consegue ser tão bem-sucedido quanto em seus outros filmes de suspense psicológico. O filme tem duas horas de duração e você fica atento, prestando a atenção nas dicas dos polt twist -  que são a marca registrada do cineasta- e mesmo assim, você ainda é arrebatado e surpreendido.

A Chegada 1

A fotografia do filme é linda! Tem imagens aéreas que são de tirar o fôlego, tudo muito delicado, com luz fria, cenas bem minimalistas em cenário. A trilha sonora não chama atenção, mas os efeitos sonoros casam muito bem com as imagens e nos deixa ainda mais angustiados e embargados nas emoções que o filme causa.

Eu sai da sessão empolgadíssima. Eu adorei como foram feitas as escolhas de cada detalhe do filme e de como eles combinam bem. É um filme bonito, que nos leva a pensar sobre a nossa relação com o universo, com as pessoas e com nós mesmo. Como que tudo isso se conversa. Como a comunicação é tudo, sempre!

Acho que já falei até demais, não posso e nem quero entregar o jogo para vocês! Hahahaha

A Chegada estreia dia 24 de novembro de 2016. Vejam que eu garanto que, pelo menos, vocês serão surpreendidos! =)

Nota-do-crítico-5

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Natalia Contave

Natalia Contave, sou eu! A maluca com tatuagem de Harry Potter que ama cinema e literatura, e quando junta os dois, fica melhor ainda! Trabalho escrevendo, me divirto escrevendo, então, vamos fazer isso! Veremos uns filmes, leremos umas coisinhas e depois conto tudo por aqui! ;)

Share This Post On