A modinha der “SER” Nerd/Geek

Entre para o nosso grupo no Telegram
Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Certo dia, em uma conversa de bar, algumas pessoas começaram a debater sobre o que seria ser Nerd e Geek. Alguns mostravam fotos de eventos no celular, enquanto outros falavam o quanto eram fãs de seriados enquanto mostravam suas camisas ou chaveiros com referencias ao que chamamos hoje de cultura POP.

Em meio ao debate, perguntei “Mas vocês sabem o que a palavra NERD ou GEEK significa ?”. Todos me olharam, alguns pensativos e outros rindo, recebi a resposta “Alguém que curte muito tecnologia e é inovador!”.

cartoon-2153607_1920

Decidi me calar e encerrar o assunto, todos rapidamente voltaram a falar sobre o tema, eu simplesmente me calei e fiquei observando todos.

Afinal o que é ser Nerd ou Geek? Hoje em dia todos parecem querer tal titulo que aos olhos dos outros lhe dá super poderes, quase uma mutação declarada no gene X.

Talvez a resposta de agora, não tenha muito glamour, mas infelizmente é a mais pura verdade:

Geek:  Um termo que surgiu no século XIX, é uma variante da palavra germânica arcaica geck, que significa cacarejar e também zombar. Muito usada para se referir aos artistas de rua que faziam apresentações excêntricas, como arrancar cabeças de galinhas e comer insetos – ou bugs - , do inglês. Daí a ideia de chamar as pessoas “estranhas” que lidavam com os “bugs” de computador de Geeks.

Nerd: Em 1950, foi laçado um livro chamado “If I Ran the Zoo”, algo como “Se eu corresse pelo o zoologico”, nesse livro ele usa o termo NERD, para descrever uma criatura, humanoide, magra, mal-humorada, com mal cheiro e feia. O termo se popularizou bastante entre as crianças e logos eles apelidaram os “amiguinhos” estranhos de Nerds. Essa palavra também vem da variação de  “nert”, que significa pessoa estúpida ou maluca.

11377994_461569020668147_272532148_n

Poucas pessoas tem paciência para escutar essas duas explicações, muita vezes simplesmente não querem saber. Pensando bem, qual pessoa gostaria de saber que esta se intitulando como uma pessoa, maluca, estupida, que faz coisas excentricas e é feia?

A maioria realmente não se interessa, apenas se autointitula, quer apenas a parte boa, se esquecendo do lado ruim ou do caminho que fez a pessoa se tornar um Nerd/Geek.

As pessoas apenas querem seguir a estrada magica do sucesso, todos querem ser os grandes “NERDS“, que Steve JobsElo Musk,Bill GatesSteve Chen e Larry Page são, mas ninguém quer seguir o caminho, com anos de exclusão, estudos e problemas sociais que seguiram a vida dessas pessoas. Nos documentários, essas pessoas sempre são mostradas como grandes pessoas com algumas barreiras a serem vencidas, mas na raiz, nunca conheci um bom Nerd/Geek que não tenha nenhum trauma social ou algum problema em lidar com certos aspectos da vida.

Se, refletirmos um pouco sobre tudo isso, vivemos em um mundo aonde todos são “os rejeitados da escola“, levando ao pé da letra, um mundo de pessoas estranhas, esquisitas e com grandes problemas sociais, afinal todos se dizem Nerds/Geeks, colocando suas fotos, mostrando a maratona de seriados e a incrível coleção recém adquirida na Comic-Con, enquanto disfarçadamente mostra seu estilo, com sua camisa fazendo referencia a algum herói da cultura POP.

Pessoalmente, me incomoda um pouco pessoas fazerem isso apenas pelo o titulo, sem saber o que significa “A resposta é 42” ou reconhecer a pessoa que foi o primeiro grande Nerd da historia, Nikola Tesla.

Não dá para saber até quando essa “moda” vai durar, ou qual será o novo grupo social eleito o grupo dos “VENCEDORES” !

Mas esse é o momento atual que vivemos, seguindo o conselho de Leon C. Megginson, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, precisamos nos adaptar, então para so me resta desejar sorte para todos os Nerds/Geeks e…

Que a força esteja com você!

star-wars-1724901_1920

 

Nerd: Richard Brochini

Richard Brochini, 31 anos, trabalha há 13 anos com desenvolvimento de projetos para TI. Cientista maluco, dronemaker e gamer :D Para entrar em contato: http://richard.brochini.com/

Share This Post On