As coisas boas da Anime Friends 2016

PPG_AF_Pt1E aí seus consumidores de Muppy! E aí suas compradoras de touca Kawaii, tudo belesma? Vocês conhecem a Anime Friends não é mesmo?

Um dos maiores eventos direcionados à animes e cultura nipônica do Brasil que está na sua 13ª edição, a primeira parte do evento (8, 9 e 10) reuniu milhares de otakus e geeks no Campo de Marte em São Paulo, e é claro que o Novo Nerd estava lá para acompanhar. Neste primeiro post vou falar apenas das coisas que me atraíram, e deixar as críticas para um segundo post.

Este ano a AF foi dividida em 4 áreas principais: Palco Fantasy, Web Pop Festival, Auditório BCC e a Arena Friends e claro temos também outros estandes menores e as várias lojas que você pode comprar desde um chaveiro até uma espada (sério), mas vamos começar por esses 4 palcos que concentram as principais atrações.

Ranger Bco_Af_Pt1No Palco Fantasy tivemos como evento fixo o concurso de cosplayers, que na minha opinião é o forte da AF. Você não precisa ficar para ver o concurso regular  (mas eu aconselho ver ao menos um, o pessoal se esforça demais e você vê muita coisa que parece ter saído de um filme

Se não quiser ficar lá de pé esperando é só andar pelo evento, os cosplays são o coração do evento e eles estão aos montes e de todos os jeitos. Cosplayers veteranos e muito bem montados se misturam com pessoas iniciantes ou com aqueles que fizeram seu traje apenas para nos proporcionar boas risadas (e acontece, bastante!)

No final vira tudo uma grande festa onde você se diverte tanto quanto quem está trajado – e temos que dar os parabéns aos corajosos, aguentar um calor de uns 30º com aqueles uniformes, armaduras, roupas, kimonos e etc, não é pra qualquer um.

Mas não é só de cosplay que vive a AF, mesmo que o anime e a cultura japonesa seja o foco, o evento está sendo bem eclético tendo atrações e estandes. Neste mesmo palco tivemos ainda um Especial de Dublagem Guerra Civil: Marco Ribeiro e Duda Espinoza, com os dubladores do Homem de Ferro e Capitão América, respectivamente. Ouvir o Duda dizer que era time Homem de Ferro não teve preço!

Claro que além desses personagens existem vários outros tão famosos quanto os da Marvel. Marco Ribeiro por exemplo dublou a Tartaruga Ninja Rapahel no desenho e depois no antigo seriado, ele também cedeu a voz para fazer o icônico Michel Kyle de Eu, a patroa e as crianças. Duda não fica para trás, além de Steve Roger em Guerra Civil dublou também Viserys em Game of Thrones, Ricardo (o pai do Gumball) em O Incrível Mundo de Gumball e também é a voz brasileira do Taric de League of Legends. 

Outro grande destaque do palco no final de semana foi a participação de outro grande dublador, Guilherme Briggs é talvez o mais conhecido profissional dessa área atualmente, emprestando sua voz tanto para animações americanas, japonesas e filmes. No seu currículo podemos incluir o Superman, Mewtwo, Ele (Meninas Superpoderosas), Buzz Lightyear, Kronk, Optmus Prime, e a lista vai longe, com um pouco mais de 1h de palco Briggs respondeu várias perguntas de fãs que viajam vários quilômetros só para vê-lo – quando eu digo vários eram VÁRIOS mesmo, teve gente que encarou dias de ônibus só para estar ali no momento em que o ídolo subisse ao palco.

“Mesmo o foco da Anime Friends sendo os animes e a cultura asiática, este ano houve uma convergência grande com a cultura pop ocidental, como um auditório específico para a Comic Con Brasil e um palco voltado à Youtubers e cultura digital.”

anime-friends-cosSeguindo a tendência das “web celebs” o evento preparou um palco exclusivo para Youtubers, o Web Pop Festival. Nesse primeiro final de semana subiram ao palco Irmãos Piologo com um “show de talentos” um tanto quanto freak (com direito a ‘engolidor de mãos’ e tudo), Tazercraft, Cauê Moura, T3ddy, Damiani, Cociello, e outros. O que é importante notar é que este palco foi um dos mais disputados, com filas enormes se formavando para tirar fotos com os YouTubers antes mesmo do próprio subir ao palco. Realmente é uma histeria jovem que remete às Boy Bands dos anos 90.

O auditório Brasil Comic Con eram onde aconteciam bate papos e palestras do gênero mais geek: O Conselho Jedi de SP, Distopia Cast, Fã Clube de BattleStar Galactica, foram alguns dos palestrantes no auditório. Assuntos como “O futuro de Star Wars”, “Marvel vs DC em 2016″, e quadrinhos em geral foram conversados profundamente com cada palestrante, bem num clima feira de quadrinhos. E falando nestes, em frente a este auditório existe uma bancada enorme com vários quadrinistas independentes falando sobre seu trabalho, e é claro, vendendo. Vale a pena parar uns 10 minutos para conversar e saber mais sobre o cenário nacional.

E como não poderia faltar, tínhamos que ter música! O palco Arena Friends foi encarregado de nos fazer bater cabeça com as nossas aberturas de anime preferidas, para isso tivemos os Especiais Dragon Ball e Digimon, Outras bandas que também tocaram, Velvet Moonlight, Sambomaster e Mr Geek.

O primeiro final de semana foi bem agitado, mas o segundo promete. Dia 15 começa a segunda parte da Anime Friends 2016, e o Novo Nerd estará lá! Nos siga no Instagram onde serão postadas as fotos do evento, no mais, nos vemos por lá e na segunda parte da cobertura!

Nerd: Leandro

Padawan de jornalista, 25 primaveras e acredita que todas as Tekpix são na verdade Decepticons à espera de uma ordem da Skynet para acabar conosco!

Share This Post On