Dica de anime 27 | Chihayafuru

Olá! Bem vindos à Dica de anime dessa semana e hoje é um dia especial pois falarei de um dos meus animes favoritos, Chihayafuru. Este anime baseado no premiado mangá de Yuki Suetsugu e fala do curioso universo do karuta.

 

Chihayafuru_post

 

A obra gira em torno do relacionamento entre 3 personagens, Chihaya, Taichi e Arata. No começo do anime Arata é um aluno novo na escola que sofre bullying por ser pobre e vir de outro lugar do Japão. O aluno que mais implica com ele é Taichi, aluno popular e de família rica. Chihaya é a única que procura a amizade de Arata o que causa o ciumes de Taichi que é meio apaixonado pela menina. Até aqui este poderia ser apenas um anime comum escolar e de romance, acontece que Arata joga karuta, um jogo japonês único e ele acaba fazendo Chihaya se apaixonar pelo jogo e logo Taichi também.

Pra se entender a obra é necessário entender o que é o karuta. Existe uma coletânea de poemas clássicos japoneses chamada Hyakunin Isshu, são 100 poemas curtos de 100 autores diferentes que são aprendidos na escola. Esses poemas foram compilados em um jogo de cartas chamado de Uta-garuta, onde cada carta possui 1 poema escrito. O karuta é um jogo de memorização e reflexo usando esse baralho. O baralho é embaralhado e são separadas 50 cartas, 25 para cada um dos competidores. Os competidores distribuem as cartas no seu lado do “tabuleiro” (na verdade é um tatame e os competidores sentam no chão) na ordem que acharem melhor e então cada participante tem 15 minutos para memorizar onde estão as suas cartas e as cartas do oponente. Durante o jogo é permitido mover as cartas do seu lado a vontade. O jogo em si consiste na leitura das cartas por um leitor qualificado e quem pegar a carta lida primeiro leva a carta. Se você pega uma carta do seu lado ela sai do jogo, se pega uma carta do lado do oponente ela sai do jogo mas você coloca uma carta do seu lado, a sua escolha, no lado adversário. Vence o jogo quem eliminar antes as cartas do seu lado. O jogo é bem simples, mas exige memória absurda e reflexos muito bons, principalmente quando jogado competitivamente em alto nível.

É por esse jogo que Chihaya se apaixona e o anime daí por diante mostra a progressão do amor dela pelo karuta e sua progressão como jogadora. Chihaya é uma personagem encantadora, cabeça oca, péssima aluna, avoada e linda (mas sem nem ter ideia de que é bonita), os outros personagens são excelentes também (destaque para Taichi) e o relacionamento entre eles é muito bem trabalhado. Durante o anime as regras do jogo são bem explicadas e você passa a entender melhor o que acontece e a se divertir com as partidas. As partidas alias são um ponto forte, muito emocionantes e surpreendentes.

Chihayafuru é efetivamente o melhor anime esportivo que já vi e arrisco dizer que é o melhor anime de todo o catálogo da Crunchyroll (sim, me apaixonei absurdamente por ele). O mangá também é excelente e vale a pena ir atrás se puderem. Temos até aqui 2 temporadas do anime, cada uma com 25 episódios, mas a história está longe de acabar. Muito provavelmente demorará um pouco até lançar uma terceira temporada porque não há material suficiente no mangá para isso. Todos os episódios até aqui estão na Crunchyroll (clique aqui) e você TEM que assistir esta obra!

 

Dicas já Publicadas:

Conheça a Crunchyroll

Dica de Anime 01 – Baby Steps

Dica de Anime 02 – Hitsugi no Chaika

Dica de Anime 03 – Suki-tte ii na yo (say I love you)

Dica de Anime 04 – Akame ga KILL!

Dica de Anime 05 – Mahouka Koukou no Rettousei

Dica de Anime 06 – Fate/Zero

Dica de Anime 07 – Onegai Teacher

Dica de Anime 08 – Bugaku Shoujo

Dica de Anime 09 – Tonari no Kaibutsu-kun

Dica de Anime 10 – Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!

Dica de Anime 11 – Sword Art Online (1ª temporada)

Dica de Anime 12 – Toaru Hikuushi e no Koiuta

Dica de Anime 13 – Trinity Seven

Dica de Anime 14 – Great Teacher Onizuka (GTO)

Dica de Anime 15 – Magi: The Labyrinth of Magic

Dica de Anime 16 – Strike the Blood

Dica de Anime 17 – No Game No Life

Dica de Anime 18 – Charlotte

Dica de Anime 19 - Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka (DanMachi)

Dica de Anime 20 – Digimon Tamers

Dica de Anime 21 – Kuroko no Basuke

Dica de Anime 22 – Digimon Adventure

Dica de Anime 23 – Hunter x Hunter

Dica de Anime 24 – Classroom Crises

Dica de Anime 25 – Magi: The Kingdom of Magic

Dica de Anime 26 | Yuusha ni Narenakatta Ore wa Shibushibu Shuushoku wo Ketsui Shimas

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On