Dica de anime 28 | Dragon Ball e Pokémon

A coluna dica de anime tem por função indicar animes não muito conhecidos do grande público, sendo uma divertida jornada “arqueológica” minha para escolher e assistir os animes para saber se são bons o suficiente para serem indicados. Seguindo esta regra a indicação de hoje é completamente absurda por vários motivos, primeiro que estamos efetivamente falando dos dois animes mais populares de todos os tempos (não, não existem outros que possam competir), segundo porque justamente por serem tão populares a chance de você já ter assistido é gigantesca, terceiro porque nenhum dos dois está completo em nenhum serviço de streaming pago. Ou seja, é um completo absurdo que eu venha aqui e fale pra vocês, vejam aqui essas obras super famosas que você já viu!

Mas vou fazer isso mesmo assim, porque essa semana é muito especial para os animes e para os videogames. Sexta-feira dia 26/02 Dragon Ball completou 30 anos do começo de sua publicação e Sábado dia 27/02 (provavelmente o dia de publicação dessa coluna) faz 20 anos do lançamento de Pokemon Red e Green (que virou Blue no ocidente), os dois primeiros jogos da franquia Pokemon. Como parte das comemorações falarei brevemente sobre duas obras derivadas, o anime de Dragon Ball (derivado do mangá de Akira Toriyama) e o anime de Pokemon (derivado dos jogos da primeira geração).

 

Dragon_post1

 

Dragon Ball é a obra prima do mais do que genial Akira Toryiama. Eu e meus amigos costumávamos dizer que Dragon Ball criou uma geração de animes Dragon Ball like que jamais chegou aos pés da obra original. O começo do mangá (que é o que deu origem à primeira série animada, antes do furacão que foi “Z”) é uma mistura brilhante de ação e humor que jamais foi repetida com a mesma qualidade (Eichiro Oda chega perto em One Piece, mas não iguala). Dragon Ball é das poucas séries shonen que tem um personagem principal apaixonante, lembram como vocês não gostavam de Seya em Cavaleiros do Zodíaco? Como tinham raiva profunda de Ash em Pokemon (que falaremos daqui a pouco)? Goku jamais despertou esse sentimento, Goku é legal DEMAIS. Legal, taí uma palavra que descreve a série, Dragon Ball é efetivamente uma obra excelente, as gags visuais funcionam maravilhosamente, a trama maluca é ótima, as personagens cativantes, as cenas de ação são brilhantes, mas acima de tudo é divertido demais assistir Dragon Ball, não é atoa que virou o maior de todos os animes (junto com a fase “Z”, obviamente). Akira Toryiama é um gênio e deveríamos ter altares para ele em todas as cidades. :)

 

dragon_post2

 

Falemos um pouco de Pokemon. Você viu esse anime, todo mundo viu, durante uns 3 anos nada no mundo era maior e mais onipresente que Pokemon. A série de jogos continua um dos coringas da indústria dos videogames, sempre lançando jogos fantásticos que fazem sucesso com a crítica e vendem absurdamente bem, o anime não faz mais tanto sucesso quanto no seu auge, mas continua sendo lançado até hoje e tem sim um público extenso. Vejo pelo meu irmão que tem 7 anos e é fanático pelas temporadas mais novas, que já não me conquistam mais. Mas as 3 primeiras temporadas eu vi até queimar a retina, ou quase. Até ali várias coisas ainda funcionavam muito bem no anime, Ash ainda não era tão irritante, Brock e Misty eram bons companheiros de jornada, Pikachu era o bichinho mais fofo do mundo (ok, ainda é), a Equipe Rocket roubava todos os episódios de tão ótimos que eram. E esses episódios ainda funcionam muito bem, na verdade até os episódios novos funcionam bem, têm seus defeitos (principalmente por serem muito repetitivos) mas são divertidos. Mesmo na época áurea do anime eu sempre gostei mais dos jogos e joguei todos até a exaustão (estou hoje em dia jogando dois ao mesmo tempo, o X e o Soul Silver), mas o anime foi o responsável por me abrir os olhos pra esses jogos e me diverti muito assistindo horas e horas de Ash e seus amigos.

Dragon Ball infelizmente não está em nenhum serviço de streaming, mas passa ainda na TV de vez em quando (vi a primeira luta entre Goku e Vegeta na Band dia desses) já pokemon tem algumas temporadas mais novas na Netflix (clique aqui para a temporada X/Y) e a primeira temporada clássica (clique aqui).

Muitas vezes a gente meio que esquece as obras que nos formaram como espectadores para assistir coisas novas. É a maneira como as coisas acontecem e não há nada de errado com isso, mas é legal de vez em quando voltar para nossos clássicos amigos e velhos conhecidos, é o que Pokemon e Dragon Ball representam, animes fundamentais para a minha construção como amante dos desenhos japoneses e imagino que sejam fundamentais pra maioria de vocês também.

Até semana que vem desta vez com um anime bem mais novo :)

Lista Completa das Dicas de Anime!

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On