Dominion: construa sua estratégia

Que tal criar sua estratégia e seu baralho conforme o jogo progride? Sempre de formas diferentes e com opções praticamente infinitas?

Dominion é um jogo de deck building (construção de baralho), com o intuito de adquirir a maior quantia de posses e ser o vitorioso.

Dominion 04O jogo funciona assim: você inicia com um baralho de apenas 10 cartas (7 cartas de Copper e 3 cartas de Estate). E durante o jogo, as pessoas podem e precisam adquirir novas cartas e incorporá-las em seus respectivos baralhos.

No jogo, há 3 tipos de cartas:
- Cartas de propriedades (as chamadas Victory Cards / Cartas de Vitória): Elas valem pontos no final do jogo, mas não tem utilidade ao longo dele;
- Cartas de recursos (as chamadas Treasure Cards / Cartas de Tesouros): Elas são a moeda de troca do jogo, literalmente! Valem moedas utilizadas para adquirir novas cartas e não têm valor no final;
- Cartas de Efeitos (as chamadas Action Cards / Cartas de Ação): Elas possuem efeitos variados que o ajudam durante o jogo, mas sem valor no final;

Além das cartas básicas/fixas utilizadas em todas as partidas (Victory cards – Estate, Dutch, Province; Treasure Cards – Copper, Silver, Gold), há muitas outras Victory, Treasure e Action Cards disponíveis, mas são escolhidas apenas 10 diferentes dentre todas para utilizar, fazendo com que cada partida seja bem diferente das outras (dificilmente a mesma seleção de cartas se repete).

Dominion 01Após escolher as cartas que serão utilizadas, pegam-se as 10 cópias de cada uma destas e as coloca em montes para se jogar. Então, ao todo, serão 10 pilhas de 10 cartas escolhidas dessa maneira, 3 pilhas de tesouros básicos e 3 pilhas de propriedades básicas. Apenas estas serão as utilizadas na partida (à menos que um das cartas diga explicitamente que alguma outra carta será usada também). As condições de término de partida são: Ou acabarem 3 pilhas distintas Ou acabar a pilha de província (Victory Card que vale 6 pontos). Quando uma destas condições é satisfeita, encerra-se imediatamente o jogo e conta-se os pontos de cada jogador, sendo declarado o vencedor aquele que obteve a maior pontuação.

Não há limite de quantas cartas pode-se ter em um baralho, mas há limitações dentro do turno de cada jogador. Na vez de cada jogador, ele tem direito à utilizar uma carta de ação, depois utilizar cartas de tesouros para realizar uma compra e por fim, é obrigado a descartas todas as cartas usadas e as restantes da mão em sua pilha de descarte e comprar 5 cartas. Sempre no final do turno de cada um, é preciso descartas o que tiver em mãos e comprar mais do topo do baralho. Por via de regra, pode-se utilizar apenas uma carta de ação da mão no turno e comprar apenas uma carta; mas diversas cartas aumentam esses limites. Portanto, se você utilizar uma carta que lhe dá +2 ações, poderá utilizar até outras duas cartas de ação de sua mão. Ou se alguma carta utilizada lhe confere +1 compra, você poderá comprar até 2 cartas no turno.

Dominion 03Outra regra importante de mencionar: sempre que é preciso comprar uma carta do seu baralho, seja por ações de comprar novas cartas ou na hora de repor as cartas da mão no final do seu turno, e não tiver nenhuma carta no baralho; deve-se embaralhar a sua pilha de descarte e colocar em seu baralho para reutilizar.
Dentre as cartas de ação, há algumas que são denominadas Cartas de Ataque – pois elas têm efeitos que influenciam os outros jogadores negativamente; Cartas de Reação – cartas que em geral têm efeitos reativos, ou seja, quando cartas de ataque são utlizadas contra você, estas cartas têm efeitos que podem ser acionados para protegê-lo ou gerar algum benefício para compensá-lo de certa forma.

Durante a etapa de compra, verifica-se o montante de moedas que gerou naquela rodada e compara-se com o valor de cada carta disponível no jogo para se adquirir, e este valor aparece no canto direito superior de cada carta do jogo, e só poderá comprar cartas que possuem valores iguais ou inferiores da quantia disponível no turno. No caso de poder comprar mais de 1 carta no turno, deve-se somar os custos das cartas a comprar e deve ser igual ou menor do que sua quantia disponível.

Não há limite de quantas cartas repetidas pode-se ter em seu baralho, as únicas limitações são a quantia de cartas que podem ser adquiridas à cada turno (fora cartas que permitem adquirir mais cartas no turno) e a quantia de cartas em suas mão para utilizar por turno.

O jogo torna-se dinâmico ao se familiarizar com as mecânicas e turnos, além de que as combinações e táticas mudam a cada rodada, pois além das cartas serem sempre combinações diferentes a cada partida, tudo depende também do que seus oponentes comprarão e que estratégia irão utilizar também, além da sua própria e os recursos que estarão disponíveis.

O fator sorte age constantemente no jogo, pois é um baralho e não se tem controle do que virá em mãos, ao menos, não completamente. Consegue-se montar algumas estratégias que possibilitam controlar até certo ponto como seu baralho reagirá e o que virá e esterá disponível a cada rodada, mas nunca terá 100% de controle.

Jogo para 2 à 4 jogadores, sendo que o ideal é 4 pessoas. Para aqueles que gostam de criar estratégias e adoram pensar e criar combinações, este é um jogo altamente recomendado e diversão garantida!

Nerd Review - Nota

Entre para o nosso grupo no Telegram
Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On