Dwarf King é o novo e divertido truco? | Análise de Jogo

Entre para o nosso grupo no Telegram
Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:


O jogo Dwarf King, publicado no Brasil pela Galápagos Jogos, trata-se de um jogo de cartas que lembra um pouco truco, mas com diversas coisas a mais.

Dwarf King 02O jogo Dwarf King funciona da seguinte maneira: em parte lembra truco, no quesito de se jogar cartas e ver quem vence pela carta de maior valor. Porém, esta é apenas uma das mecânicas do jogo. Diferentemente do baralho convencional, aqui existem apenas 3 “naipes” (Goblins, Cavaleiros, Anões) e 14 cartas especiais.
Sempre joga-se com as 13 cartas de cada “naipe” (2 à 10, J,Q,K,A) e uma carta especial aleatória. O jogo dura apenas 7 rodadas, sendo que no final de cada rodada contabiliza-se pontos (positivos ou negativos) para cada jogador e passa para a próxima, ao final da sétima o jogo encerra e conta-se a pontuação final de cada um. Vence quem tiver a maior quantia de pontos.

Dwarf King 05Antes de jogar qualquer carta em cada rodada, aquele que tiver o 5 de cavaleiro na mão (carta azul 5), irá escolher um objetivo para a rodada. Detalhe: o objetivo pode ser tanto positivo quanto negativo, mas apenas a pessoa com o 5 de cavaleiro poderá escolher qual opção da carta estará em vigor. Pega-se uma carta de objetivos e essa pessoa escolhe a opção que quiser.

A cada rodada, aquele que tiver o 5 de Goblins na mão (5 carta vermelha 5) será o primeiro a jogar. Os jogadores terão entre 8 e 13 cartas em suas mão (dependendo da quantidade de jogadores). Aqui a referência do truco funciona também: cada um joga uma carta e passa a vez para o próximo jogador em sentido horário. Após todos terem jogado uma carta, encerra-se esta “vaza” e o vencedor deixa todos as cartas na sua frente para saber que ganhou a vaza, pois isso influencia a carta de objetivo. Quando todas as vazas da rodada terminam, contabiliza-se os pontos em decorrência do objetivo da rodada, anota-se os pontos e inicia-se a próxima. Quem tiver ganhado o 5 de Anões (carta verde 5) em uma das vazas da rodada  irá embaralhar as cartas para a seguinte. Pontos apenas são computados pela condição da carta de objetivo ou efeito de alguma carta especial, nada mais gera pontos.

Dwarf King 04Outra regra importante do jogo: o “naipe” da primeira carta de cada vaza dita qual o “naipe” que vale e os outros jogadores são obrigados a jogar uma carta da mesma cor, se tiverem. E caso não tenham, podem jogar uma carta de outra cor, mas sempre precisam jogar uma carta. Somente poderá ganhar a vaza uma carta maior da mesma cor que a primeira carta da vaza. Por exemplo: se a primeira carta de uma vaza é um 10 azul, e o próximo jogador não tem cartas azuis e então joga um Rei (K) vermelho, e o resto dos jogadores jogam cartas azuis, porém mais baixas do que o 10, assim o 10 ainda será a carta mais alta da vaza, pois apesar de Rei ser acima de 10, não é da cor certa.

Dwarf King 03Sendo assim, cada rodada é um objetivo diferente e com isso, meios diferentes de se adquirir ou perder pontos. Tem-se muitas cartas de objetivo diferentes e em cada uma, duas opções de condições, tornando cada rodada de cada jogo completamente única. Os jogos sempre serão diferentes e divertidos. E sim, um jogador pode ficar com pontuação negativa! A briga para ganhar mais pontos na rodada ou tentar se safar de perda de pontos,o que será dessa vez?

Então junte seus amigos e divirtam-se muito nesta variação muito louca de truco!

Nerd Review -Nota

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On