Foo are you? – Biografia de Foo Fighters

Grohl_Bio

O livro conta com um acervo muito legal de várias fotos da trajetória de Grohl.

“Você não se torna o maior astro mundial do rock sendo um cara legal”

É com certeza a frase mais controversa de “Foo Fighters – Learning to fly” a biografia definitiva da banda, escrita por Mick Wall. A frase acima é dita nada mais nada menos pelo cara mais legal do Rock ‘n’ Roll, Dave Grohl, e por que é controversa? Porque Dave é considerado o maior astro de rock da atualidade – e isso há alguns anos – aquele frontman que, independente da formação do grupo, o representa. Ele tem a cara do Foo Fighters, ele é o legítimo “Fool Fighter”, e esse livro, antes de ser a biografia definitiva da banda, é o registro do quão foda Dave Grohl é. Essa, acima de tudo, é sua biografia.

Mick Wall é um conhecido jornalista britânico, tendo a alcunha de “biógrafo do rock“, que além de Learning to Fly, também tem a autoria de biografias de Diary Of A Madman – The Official Biography of Ozzy Osbourne (1986), Run To The Hills: The Authorised Biography of Iron Maiden (1998), Enter Night – Metallica: The Biography (2010) entre várias outras, sendo realmente um mito dentro da cena do rock internacional.

Mick começa a narrativa a partir de um show dos “Fighters”, em 2012 no Festival Reading, Dave Grohl_Cobain_Biocomeça a relembrar sua trajetória desde os tempos de Nirvana, quando um amigo lhe disse que eles precisavam de um baterista: “Ei, você já ouviu falar daquela banda, Nirvana?”. Ao terminar essa citação, as 90 mil pessoas presentes urram e vibram em êxtase!

A narrativa do biógrafo do rock é concisa e constante, adotando uma ordem cronológica – partindo desde a infância de Dave até o momento do Foo Fighters, essa narrativa ajuda muito a entender muitos pontos da história, e como o autor faz isso? Nos colocando na “pele” de Grohl, vendo as coisas praticamente pelos olhos dele. Isso deixa as vivências muito viscerais – ainda mais pelo número de palavões ditos. É a vivência nua e crua. É palpável a ansiedade do primeiro show grande com o Nirvana, o desespero da decadência da banda e a euforia com o novo projeto solo. Todas essas emoções são despertadas naturalmente ao lermos. Algo que ajuda nessa imersão é apreciar a obra tendo como trilha sonora as bandas que permeiam o livro: Scream como sendo a primeira banda grande de Grohl, depois os albúns Bleach, Nevermind, In Utero Unplugged do Nirvana. Essa estratégia é muito válida para conseguirmos sentir melhor a evolutiva dos “personagens”, como a ascensão e decadência de Kurt, e como isso atingiu e afetou Dave desde quando se juntou com Novoselec e Cobain até a formação dos “Fighters”. 

Foo Fighters – Learning to fly não é só a biografia do líder, da “cara da banda”, do “fool” definitivo. É uma história de sonhos e perseverança de um cara que viu tudo dar errado – mais de uma vez, até parece personagem do Martin às vezes – e mesmo assim seguiu seus sonhos, até mesmo sozinho, a história de um homem que ajudou a montar a historia do punk e grunge dos anos 80. Essencial para quem gosta de música, indispensável para quem é fã de Foo Fighters ou Nirvana 

 

TÍTULO: FOO FIGHTERS – LEARNING TO FLY

AUTOR: MICK WALL

EDITORA: PLANETA

PREÇO: MÉDIA DE R$ 50,00

Nota-do-crítico-5

 Entre para o nosso grupo no Telegram

Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Leandro

Padawan de jornalista, 25 primaveras e acredita que todas as Tekpix são na verdade Decepticons à espera de uma ordem da Skynet para acabar conosco!

Share This Post On