Granblue Fantasy The Animation

Me deparei recentemente com este anime chamado Granblue Fantasy The Animation. E como imaginei pelo título, é uma animação feita com base em um jogo com este nome, desenvolvido pela empresa Cygames para Android e IOS.

Granblue Fantasy 06Inicialmente, o traço me chamou a atenção, pois gostei do visual dele.  E depois, ao ver que se tratava de um anime de fantasia, me interessou ainda mais. Me fez lembrar um pouco o estilo de Final Fantasy, e ao procurar sobre o anime e o jogo, descobri que eu não estava errado, pois o jogo é notório por ter juntado o Compositor Musical Nobuo Uematsu e o Diretor de Arte Hideo Minaba - que colaborou anteriormente em Final Fantasy V, Final Fantasy VI, Final Fantasy IX e Lost Odyssey !

Lançado no início deste ano, teve sua primeira temporada encerrada no mês passado, com previsão de uma segunda para o início do ano que vem. São ao todo 13 episódios na temporada 1, sendo que o 13º é um extra (não segue a história principal do anime, é um adicional para entreter o espectador).

Por ser um jogo de RPG, o anime segue a fórmula geral do gênero: são diversos personagens, cada um bem distinto em relação aos demais: cada qual com sua história e estilo. E onde a cada episódio, novos personagens são apresentados. Uma parte deles integrando o grupo de aventureiros.

Apesar de se ter esta fórmula clássica de RPG, o anime consegue dividir bem o seu tempo entre os diversos personagens e explorar a história de cada um, o que achei muito legal. Alguns são personagens recorrentes, que aparecem diversas vezes no desenrolar da trama, e outros tornam-se constantes, sempre presentes. Mas, apesar de ter dois personagens principais para a história, eles não são sempre o foco dos acontecimentos. Nem tudo gira ao redor deles.

Granblue Fantasy 08Mas sobre o que se trata este anime? Pois bem, a história se situa em um mundo onde se vive em ilhas flutuantes, utilizando-se de aeronaves para viajar! Até o momento, não se diz o porque das coisas serem assim, nem o que existe abaixo das nuvens. Mas fica o mistério no ar! Aqui, as aeronaves lembram muito um Zepelim (balões dirigíveis rígidos). O mundo é de fantasia, bem no estilo medieval, porém com algumas coisas de maquinários e tecnologia, menos tecnológico que Final Fantasy, por exemplo, mas há estas aeronaves, armas de fogo e algumas outras coisas.

A história começa com um jovem rapaz que vive tranquilamente em uma das ilhas, Gran com seu companheiro Vyrn, um pequeno réptil voador que fala. O sossego é abalado quando uma aeronave que sobrevoava a ilha sofre uma explosão, e algo cai em uma floresta. Ao investigar a floresta, Gran encontrar uma garota chamada Lyria, que parece estar fugindo do Império Erste. Ele resolve ajudar a garota e parte em uma aventura de perigos e descobertas, através das inúmeras ilhas que estão no céu.

Granblue Fantasy 05Ele decidiu partir por dois motivos: acompanhar Lyria, e ir em busca de informações sobre o paradeiro de seu pai. Este, havia viajado muitos anos atrás e lhe enviou apenas uma carta, na qual dizia que o esperaria em um lugar considerado um mito, uma lenda. A cada local visitado, novos companheiros e novas amizades são feitas, além de muitos inimigos. Respostas e mais perguntas surgem ao longo do caminho. E rumo aos confins dos céus eles caminham. Até onde eles chegarão?

Granblue Fantasy 11O anime possui uma boa mistura de momentos cômicos, com boa ação e batalhas, e vários momentos de reflexão, tensão, seriedade e tristeza. Ao mesmo tempo que não é censurado em relação à sangue e violência, também há momentos em que a violência é suavizada, ou transformada como parte de um momento de alívio cômico (como por exemplo, um vilão ser golpeado e arremessado no ar à mais de um quilometro e não morrer com isso).

A história aborda alguns temas bem complexos e tem uma certa profundidade, o que me fez gostar de assistir e continuar. Dilemas de amnésia; confiança; ser um pária; guerra; conduta imprópria militar; como lidar com o desconhecido; são algumas das coisas que encontrará neste anime!

Recomendo para assistirem e espero que também gostem!

Entre para o nosso grupo no Telegram
Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On