Mais um evento obrigatório para os nerds: ABC Comic-con!

No último sábado (07/05/16), aconteceu o ABC Comic-con, primeira edição do evento que, segundo os próprios organizadores:

“…tem como objetivo fortalecer o movimento nerd na região do ABC e reunir fãs de arte, cinema, literatura, séries, quadrinhos, desenhos animados, games, card games, RPG e tudo relacionado à cultura pop num espaço temático e cheio de atrações.”

Objetivo alcançado! Até eu que sou de São Paulo fui lá dar uma espiadinha no que os nossos vizinhos da Grande SP estavam aprontando pra reunir o pessoal nerd em um dia recheado de atividades, atrações, palestras, sorteios, comes e bebes, lojinhas… Tudo que a gente mais gosta!

O evento aconteceu na Estação Jovem, no Terminal Rodoviário de São Caetano. Foi bem fácil chegar lá com o GPS e tinha vários banners do evento pelas redondezas… A única parte ruim foi encontrar lugar para estacionar! Encontramos só um estacionamento que fechava as 16h, o que limitou muito nosso tempo no evento… Teria sido muito melhor ir de transporte público, apesar de não conhecer muito bem o ABC.

Achei o espaço excelente e até fiquei curiosa para saber que outros tipos de atividades acontecem por lá! É uma área bem grande voltada para oferecer programas culturais aos jovens, e

“…É composto por ateliês de artes e computação, estúdio para ensaio de bandas, biblioteca com midiateca, teatro, quadra poliesportiva, pista de skate e salas de dança; oferecendo oficinas, cursos, exposições, palestras, workshops, saraus, campeonatos esportivos e shows a comunidade.”

abc_06

Todo o espaço foi utilizado de forma bem bacana para abrigar o evento! Na área externa, ficaram as lojinhas, as exposições (de grupos de fãs de Chaves, Star Wars, Lego…), o palco principal e a área de alimentação, fora a parte para os artistas exibirem suas artes feitas na hora e o Artists Alley, cantinho dos artistas independentes (sempre minha parte favorita em qualquer evento!), onde vários artistas estavam lá para divulgar seus (excelentes) trabalhos, dando a oportunidade para que os nerds conheçam coisas novas e muito, muito legais! Dessa vez, o trabalho que mais me chamou a atenção foram as duas primeiras HQs de Catacumba, do Kiko Garcia, e claro que tive que trazer para casa (quase esquecendo de pagar o autor HAHAHAH! Evelyn e seus micos em eventos). E CLARO que vai ter resenha em breve! ;)

Logo depois de dar um passeio geral pelo evento, fui conferir minha segunda parte favorita: as palestras! Como o tempo era curto, peguei uma parte da palestra de Cinema Alternativo com o pessoal do Humanoides e convidados, que foi incrível, cheias de dicas de filmes e livros para quem gosta do gênero e em seguida a palestra sobre Star Wars, com Tem Um Tigre No Cinema e convidados (que eles disponibilizaram em formato de podcast aqui), que rendeu boas risadas com as reflexões sobre a franquia e com as histórias dos participantes!

Na área da Midiateca foi onde estavam acontecendo os Workshops de desenho (com o Instituto HQ), cosplay (com Larissa Fogo e convidados), RPG (com Coxinha Nerd) e mesas de RPG e board game para os nerds jogarem! Ah, e lá também estava o S.O.S Cosplay, espaço reservado para quem precisava daquela ajudinha com algum acidente no cosplay, genial!

E falando em cosplay, conseguimos conferir alguns enquanto estávamos por lá e o pessoal está de parabéns! Tudo muito criativo e bem feito, queria muito ter ficado mais tempo para conferir o desfile e o concurso de cosplays (minha terceira parte favorita, haha!). E, para encerrar o combo de atrações, a Sala SCI-FI e CIA contou com exibições de especial de 50 anos de Ultraman, do seriado do Batman e de Star Trek, com os palestrantes Kleber Toledo, Alexandre Cavalcante e Fernando Afonso.

Ufa! Achou pouco? Além de tudo isso que rolou por lá, o evento ainda contou com sorteios de hora em hora para quem doou alimentos, livros e HQs. Uma iniciativa muito bacana para arrecadar para quem precisa! Quanto mais você doava, mais cupons ganhava para ter chances de ganhar!

Bom, que foi um evento pra lá de supimpa já deu pra perceber, né?! :p Espero que continuem com novas edições do evento, que já acertou em cheio em vários quesitos logo de primeira! Minha única reclamação é que o palco principal e o teatro onde aconteciam as palestram ficavam um de costas para o outro, e os anúncios dos sorteios acabaram interferindo em alguns momentos no áudio das palestras. Fora esse pequeno contratempo, foi uma tarde muito gostosa para passar cercada por toda essa cultura nerd maravilhosa, organizada com tanto carinho! ;)

E aí, gente, quando vai ser o próximo?! \o/

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Aspirante à escritora e estudante deslumbrada de Letras - Tradução. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On