Novidades do Henshin+ Abril/2016

No último Sábado (12) aconteceu mais uma edição do Henshin+, evento anual da editora JBC para aproximar quem lê os mangás de quem faz os mangás, com palestras, anúncios de novidades e bate-papos!

O Henshin+ aconteceu na Livraria Saraiva do Shopping Center Norte e também foi a data de lançamento do novo mangá da editora –  Knights of Sodonia, que rendeu um bate-papo bem humorado sobre ficção científica nos mangás e animes, onde títulos de grandes clássicos foram relembrados e comentados por Marcelo Campos, Paulo Gustavo Pereira, Cassius Medauar e Marcelo Del Greco.

Mas, antes do início das atividades do dia, o evento já começou arrancando lágrimas dos marmanjos com um trailer da confirmação do relançamento do mangá Fullmetal Alchemist (e o choro largado quando aparece o Scar e nos lembramos da quimera, claro). SIM, não foi piada de primeiro de abril, haha!

Outros dois lançamentos de 2016 foram anunciados, o mangá Sakura Wars (adaptação de jogos da SEGA) e, em comemoração aos 30 anos de Cavaleiros do Zodíaco, o mangá Santia Shou! :D

E para os fãs que estão ansiosos por notícias sobre o lançamento de Akira, que era para ter acontecido no ano passado, finalmente temos algumas novidades! O pessoal da JBC explicou pra todos que, se os japoneses realmente cumprirem os prazos de envio de material até o final de abril, Akira será lançado ainda este ano – pelo menos os dois primeiros volumes! Mais alguns detalhes de como o mangá sairá aqui no Brasil foram revelados:

Teve também um bate-papo muito bacana com o Marcelo Cassaro e dois ganhadores das edições passadas do BMA (Brazil Manga Awards – Prêmio Brasileiro de Mangás), Kaji Pato e Rafael OCB, assim como um vídeo com alguns outros vencedores falando sobre seus trabalhos e sobre a importância do BMA para a divulgação de artistas e a oportunidade de colocá-los no mercado de mangás nacional. Para quem quiser conhecer mais sobre essa iniciativa da JBC, visite o site oficial do BMA.

Achou tudo que rolou por lá pouco?! Mas “pera lá” que o maior anúncio está por vir! Depois de muitas conversas, anúncios, vídeos de trailers e entrevistas exclusivas, retrospectiva do ano da JBC e um bom som da banda Senpai Old School, a grande novidade foi revelada: o Henshin Drive!

Como explicado pelo pessoal da JBC, Henshin significa transformações. E, além de todas as outras plataformas oferecidas para aproximar a relação entre o leitor e a editora (redes sociais, canal no youtube, eventos…), agora também estão trabalhando para nos proporcionar uma incrível experiência com a leitura digital de mangás! Claro, os viciados em mangás, principalmente dos que ainda não foram lançados aqui e são digitalizados e traduzidos por scanlators, já estão acostumados com esse novo jeito de acompanhar suas histórias preferidas, mas as vantagens não acabam em apenas trazer mais um jeito de lermos nossos mangás.

12971069_1266851496677625_376073286051499276_o

Segundo a equipe da JBC, o Henshin Drive não terá a intenção de substituir o mangá impresso, e sim fortalecê-lo. O Henshin Drive abrirá novas portas, um mar de possibilidades para que mangás que seriam impossíveis de trazer impressos possam chegar até nós na plataforma digital com mais rapidez, com intenção de lançamentos semanais, como as revistas japonesas. Eles até mesmo pretendem tentar fazer o impresso daqueles mangás que mais fizerem sucesso entre os leitores. A novidade está prevista para o segundo semestre de 2016, mas eles já liberaram o site para os interessados se cadastrarem e receberem novidades, além de pedirem indicações dos mangás que mais gostaríamos de ler! Claro que jpa me cadastrei na hora e o primeiro mangá que indiquei foi Dengeki Daisy, hehehe! GALERA DO SHOUJO, AGORA É NOSSA OPORTUNIDADE!

Foi uma tarde muito agradável e divertida, e pretendo continuar acompanhando todos os eventos da JBC de perto, para sempre conferir as novidades que trazem pra gente e para prestigiar e agradecer o carinho e a preocupação com o público! É muito importante apoiar as editoras que estão sempre buscando fazer um bom trabalho, mesmo com tantos problemas em nosso país que dificultam tanto as coisas, que já são complicadinhas, como sempre ouvimos de várias editoras sobre a negociação com os japoneses.

Obrigada, equipe da JBC, por todas as surpresas e pelo esforço de vocês para continuarem a trazer os mangás que tanto amamos com qualidade! Foi muito bacana conhecer algumas das pessoas que trabalham para fazer isso acontecer :D Otsukare-sama desu!

(algumas imagens do post foram retiradas da página Henshin do Facebook)

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Aspirante à escritora e estudante deslumbrada de Letras - Tradução. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On