O Nome Dela É Gal, demorou para falar, mas compensou – Crítica

Olá, como estão por ai?!

Por aqui está tudo tranquilo! =)

Fomos convidados para ver o primeiro dos 4 episódios da incrível série documental sobre nossa querida cantora Gal Costa, O Nome Dela É Gal.

Tenho que assumir minha grande queda pela MPB e por todo o papel desempenhado por Gal Costa na Tropicália, venho de uma família que ouvia e ensinava muito sobre a história da música no Brasil. Amo Caetano, Gil, Maria Bethânia, então?! Vê-los todos falando abertamente em um documentário era tudo o que mais desejava.

O Nome Dela É Gal foi realizado por uma enorme fã da cantora, então, tudo é tratado com um preciosismo incrível. Tivemos a oportunidade de conversar com a diretora da série Dandara Ferreira e é notável o tamanho do carinho e intimidade que ela tem com o universo que rodeia a Gal.

ONomeDelaEGal

Perguntei a ela qual foi o motivo que levou a criação desta série e a resposta foi que precisávamos ter um registro em vídeo da maior cantora do Brasil (na opinião dela e tantas outras, como a de João Gilberto e Caetano Veloso). O que é um fato muito real, não há registros sobre nossos cantores, principalmente de nossas cantoras, Dandara nos contou da dificuldade que foi juntar os arquivos que conta a trajetória de Gal, e que muitas vezes teve que buscar no exterior (sim, tipo na Europa, EUA) trechos de shows, videoclipes e entrevistas. Ainda sofremos com o impacto que a censura da ditadura militar nos causou. Triste! Mas que bom que juntaram as peças nesta série.

A Dandara junto a sua produção e a HBO arrasaram neste projeto, a série documental é composta por entrevistas com pessoas que tiverem influência direta na vida da cantora, mesmo o foco da narrativa ser a carreira da Gal, grandes surpresas e relatos pessoais inéditos são revelados durante a história. E vamos combinar que  é maravilhoso demais ouvir histórias contadas por Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Tom Zé, Sandra Barreira Gadelha e da própria Gal, que sempre foi tímida e reservada, de pouca palavras, e agora sentiu vontade de abrir o coração. Tudo isso muito bem amarrado com uma trilha belíssima cantada por Gal e trechos , também narrados por ela, de textos que seriam um livro autobiográfico da cantora, mas que ela desistiu de publicar, porém compartilhou um pouquinho nos episódios.

Estou louca para ver todos os episódios e indico para quem gosta de MPB, quem não gosta, para quem curte conhecer novas biografias, ou sobre um período tão importante do nosso país. Ou seja, vejam! <3

O Nome Dela É Gal estreou ontem , domingo, 11 de junho, às 22h na HBO.

Nota-do-crítico-5

Entre para o nosso grupo no Telegram
Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Natalia Contave

Natalia Contave, sou eu! A maluca com tatuagem de Harry Potter que ama cinema e literatura, e quando junta os dois, fica melhor ainda! Trabalho escrevendo, me divirto escrevendo, então, vamos fazer isso! Veremos uns filmes, leremos umas coisinhas e depois conto tudo por aqui! ;)

Share This Post On