Os 4 melhores upgrades da Cintiq 13

Fala Khalasar, beleza?

Em Setembro recebi o contato da Wacom, perguntando se havia interesse do site em avaliar um de seus produtos. Eu achei uma ideia fantástica, afinal sou formado em tecnologia, e tudo que faz parte deste mundo, me fascina (no que se refere a conhecimento).  O produto em questão era um Cintiq 13. E sabia o que isso significava pra mim? Nada!

Calma, calma… não estou desmerecendo não (e você vai entender). É que apesar da minha formação em tecnologia, eu não sei ou conheço tudo que envolve este mundo (ao contrário do que pensam, quem é formado em computação não é técnico de informática, por exemplo). Muito menos é designer. A gente entende os conceitos e tal… mas é isso. Como tudo na vida, aprender requer estudo e/ou prática.

cintiq 13 novo nerd 01

Maaaaaas… no Novo Nerd, o que não falta são pessoas das mais variadas formações. E além disso, amigos que sempre topam dar uma consultoria pra gente. E esse foi o caso! Um amigo me lembrou de outro amigo de longa data, que trabalha com arte digital no seu dia a dia, então quem melhor para avaliar o produto do que ele? E claro, eu como um iniciante no assunto, poderia dizer o que achei também.

Então, abaixo, a opinião do especialista:

=============================

Como ilustrador, tive a chance de utilizar diversos materiais para compor minhas obras, e nos últimos anos tenho me especializado em arte digital. Sempre dei preferência pela marca Wacom, pois ela é lider no mercado entre os artistas do meio. Trabalhei com uma Intuos 3 por alguns anos, e hoje me encontro na posse de uma Cintiq 12WX. Considero-a uma ferramenta inestimável na produção dos meus materiais visuais.

Recentemente, tive a oportunidade ímpar de conferir um modelo mais novo, a 13 HD, por meio do amigo Carlos César. Devo confessar que foi uma experiência gratificante, pois é sempre bom ter a chance de conferir os avanços que a Wacom vem trazendo à comunidade de artistas digitais. Muitas coisas mudaram, mas muitas coisas felizmente permaneceram iguais. Vamos às primeiras impressões.

cintiq 13 novo nerd 02Logo de cara, a primeira coisa que notei foi a considerável redução de cabos e dispositivos necessários para conectar a mesa ao computador. Enquanto a Intuos, Bamboo e até mesmo a antecessora Cintiq 12WX pecavam pelo excesso de cabos e terminais pela mesa, essa 13 HD requer apenas um cabo USB que a conecta diretamente ao seu computador de preferência. Instalação fácil e direta, sem rodeios.

A tela de 13 polegadas (1920×1090) traz uma ótima resolução, tal como a resposta do toque da caneta sob a superfície da mesa, esteja ela montada em ângulo ou rente à mesa.

Devo dizer que não me empolguei muito com o sistema de ajuste da angulação da mesma, uma vez que a Cintiq não traz um suporte embutido na sua parte traseira (igual a 12 WX, que permitia destravar um firme suporte de ferro para regular o apoio), mas, por outro lado, lhe oferece meramente uma bandeja de plastico aparentemente frágil, separada do aparelho, ao qual você escolhe um entre níveis diferentes de angulação, e simplesmente anexa a mesa sobre ela. Enquanto trabalhava, sentia que o suporte poderia ceder a qualquer instante. Por outro lado, diferente da 12HD e Intuos, eu entendo que a isenção de um suporte fixo na parte de trás permite que destros e canhotos possam escolher qual mão irão desenhar. Basta girar a mesa e acoplar o suporte uma vez mais.

Gostei muito da caneta, e da coleção de acessórios extras que ela traz junto ao seu case. Dez “Pen Nibs” (pontas extras) estão a sua disposição. A caneta em si não difere em nada dos modelos anteriores, e continua apresentando seu tradicional toque ajustável a pressão, que facilita em muito a arte final de obras mais detalhadas.

cintiq 13 novo nerd 03 cintiq 13 novo nerd 04 cintiq 13 novo nerd 05

A redução de botões na lateral não atrapalha o fluxo da produção, porque a função de “Menu Radial” também está presente aqui. Basta customizar suas ações favoritas, e acessa-las diretamente com o uso da caneta, ou com o toque no sensor circular disponível entre os botões.

No geral, gostei muito deste novo modelo. Creio que as inovações mecânicas e a limpeza de elementos anteriores veio para melhorar ainda mais o que já era extremamente útil a nós. Recomendo.

Maurício Vasconellos

=============================

Como você pode perceber, a mesa é boa pra caramba! Mas, porém (como tudo), não é perfeita. Durante nossa avaliação, encontramos um pequeno probleminha que atrapalhou os testes, mas que pensando bem neste momento, parece ter sido providencial para avisar que isso pode acontecer: o produto de avaliação estava sem o CD de instalação (até o primeiro momento, sem problemas, afinal você pode achar qualquer drive na internet certo?).

Pois bem, realizamos o download do site da Wacom e instalamos. Mexemos um pouco para ver se tudo estava ok, e quando íamos fazer o “pra valer”, o PC parou de reconhecer o dispositivo. Ele espelhava as telas, mas não reconhecia o toque e tudo mais que era necessário para realizarmos alguns vídeos.

Tentamos reinstalar o driver, e nada. Então, infelizmente, tivemos a oportunidade de trabalhar na mesa apenas 1 vez. Logo, isso acaba sendo um dica: não fique sem o CD original! É bom levar em consideração também, que o erro pode ter sido gerado pelo Sistema Operacional (o que é bem provável na minha opinião).

De qualquer maneira, valeu demais poder ter esse “brinquedinho” com a gente! Obrigado Wacom! =)

Não esqueça de se inscrever na nossa Mail List colocando seu e-mail abaixo!

Nerd: Carlos AVE César

EXAGERADO! Jogado aos seu pés, eu sou MESMO EXAGERADO! Filho único, egoísta, mimado e mal-humorado. Produtor de Eventos, Engenheiro de QA e butequeiro! Buscando CONHECIMENTO, com cachorro-quente e guaraná. Também sou a personificação da Vingança! Twitter: @ONovoNerd Facebook: http://www.facebook.com/carloscesarcarvalho

Share This Post On