Palavras Cruzadas – O Incentivo Aos Jovens Escritores

Fala galera!

No dia 26 de junho, participei do evento Palavras Cruzadas, que foi realizado na Livraria Leitura no Shopping Cidade São Paulo, com a participação das Editora Giz, do curso de escrita criativa Escrevivendo – que tem uma proposta super bacana para ajudar os jovens escritores - e  do blog Tô Pensando Em Ler.

O painel foi formado por autores com livros de diferentes gêneros e todos eles falaram um pouco sobre o processo de suas obras; desde a concepção da ideia, até a publicação de fato e quais foram as principais dificuldades que encontraram durante esse processo.

inserttopost_Palavras CruzadasNesta primeira edição do evento, conhecemos:

Ana Beatriz Brandão, escritora jovem que já tem dois livros lançados pela Novo Século: “Sombra de um Anjo” e “Caçadores de Almas” e também lançará um novo livro pela Verus, durante a Bienal de SP (já estou esperando ansiosamente);

Rodrigo de Oliveira, autor da série “As Crônicas dos Mortos”, publicada pela Faro Editorial (já fiz uma review sobre a série, e super recomendo);

Giulia Moon, autora da série Kaori, publicada pela Giz Editorial; 

Larissa Siriani, autora da trilogia “O Coração da Magia” e de “Amor Plus Size”, que será lançado pela Verus, na Bienal de SP; e W. Tierno, editor da Giz e autor dos livros “Cira e o Velho” e “Anardeus. No calor da destruição”, pela Giz e que terá seu terceiro livro, “Tatuagem no Pé”, lançado pela Verus, no segundo semestre de 2016.

Como falei anteriormente, durante o painel os autores dividiram com a gente as mazelas de ser um autor brasileiro e quais os obstáculos que cada um enfrentou para ter o livro físico na prateleira. Quando abordaram esse assunto, a Larissa Siriani comentou sobre como ainda temos essa concepção enraizada de que só somos autores de verdade quando temos um livro físico exposto nas prateleiras, tendo ela mesma começado com seu livro na internet e conquistado leitores por lá mesmo.

Eles deixaram claro que o trabalho das editoras é praticamente herculíneo para que um livro seja publicado. Destacaram ainda que, como leitores, não temos muito conhecimento do que acontece nos bastidores, antes de qualquer livro ir parar nas livrarias, pois todo o processo é extremamente mistificado e esse é um dos motivos pelos quais muitos talentos são perdidos no meio do caminho e muitas histórias muito boas deixam de ser contadas.

inserttopost_Palavras Cruzadas2

Achei interessante um ponto que eles abordaram:

Muitos jovens escritores desistem no meio do caminho, pois não sabem o que fazer para superar um obstáculo que não deveria ser um obstáculo. 

Pois você termina de escrever seu livro…e? O que fazer agora? Mando e-mails para editoras grandes? Escolho editoras independentes e arco com os custos e fico sem saber quais foram os resultados? Publico apenas na internet ou deixo o que escrevi virar um livro de gaveta?

Assim eles anunciaram uma iniciativa muito legal do Escrevivendo para que os jovens leitores saibam superar esses obstáculos e possam aperfeiçoar as suas habilidade de escrita; um workshop de escrita criativa Menos é Mais.

O curso começa no mês que vem e quem quiser participar e checar a programação e o preço do curso só precisa acessar aqui.

Quem fizer a inscrição vai ganhar ótimas dicas e será acompanhado o tempo todo por mentores que vão te dar dicas sobre a melhor maneira de contar a sua história.

Pessoalmente, achei a iniciativa muito boa, com uma proposta voltada mais para o futuro do aspirante a escritor. Eu mesma penso em investir um pouco mais do meu tempo nisso. Quem sabe não publico meu próprio livro daqui alguns anos, não é ;)

Gravei um vídeo fazendo a cobertura do evento, para que vocês possam ouvir as dicas e a história de cada autor. Espero que gostem :) 

Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

Share This Post On