Participe de um Hackathon!

Saudações galera,

Venho hoje convidar vocês para participarem de Hackathons!

Bom, o que é uma Hackathon? …

 

HACK – Neste caso se referi a uma correção ou melhoria rápida e inteligente de um problema (normalmente de computadores).

ATHON – Vêm de Marathon, que significa Maratona.

 

Resumidamente uma empresa possui um problema, ela seleciona os melhores candidatos (que tem a ver com o desafio) e os colocam em grupos aleatórios conforme o perfil de cada um.

Portanto, os dois juntos se forma uma Maratona de Programação!

A maioria dos convocados são universitários de amplas áreas, normalmente são formados grupinhos com um designer, um administrador, um programador e alguém que possui habilidades múltiplas.

Então só quem é de T.I que pode participar?

Nem todas as Hackathons são de programação… Estranho né? Irei tentar explicar mostrando alguns exemplos reais:

Clique nos títulos para entrar na página da Hackathon.


Hackaton_EverisHackathon Everis

Participei de uma Hackathon na minha faculdade, FIAP! Lá a empresa Everis chamou alguns dos alunos de lá (todos universitários) para resolver uma seguinte questão: Problemas B2B (Business to Business).

Me inscrevi e depois de uma semana me ligaram avisando sobre a minha aprovação. No dia eu cheguei tarde (hehe) e muita gente já tinha grupo, mas logo o meu amigo Guilherme Estevão me juntou com mais 4 pessoas que estavam por lá e que eu nunca tinha visto na vida.

Formamos uma equipe e conseguimos ficar em Segundo Lugar depois de exatamente 1 dia de Hackathon sem PARAR!!!

É isso mesmo, ficamos das 18:00 de uma Sexta e saímos em torno de 19:00 do Sábado. Sei que parece exaustivo, mas todo esforço é recompensado por prêmios e experiência.

 

 

Hackaton_Kimberly-ClarkHackathon Kimberly-Clark

Este foi um tanto quanto diferente.

Assim que eu cheguei não conhecia mais de 2 pessoas que estavam por lá, tinham alunos da minha faculdade que também foram selecionados mas eu nunca tive contato com eles antes!

O produto iríamos trabalhar: lenço-umedecido! É… parece estranho mas neste Hackathon não teve nada a ver com programar.

O problema é que nem 50% do Brasil utiliza lenços-umedecidos e o desafio era inovar de uma maneira com que haja positividade futuramente dentro da empresa. Portanto tínhamos a possibilidade de mexer desde as fórmulas do lenço até a embalagem!

Meu grupo foi totalmente diferente, desta vez continha um químico, administrador, engenheiro, designer e uma mãe (participação crucial, foi ela que mostrou as dores de utilizar os lenços em bebês), com ideias de grupos diferentes apropriados para resolver o problema da empresa. Ficamos em segundo lugar e ganhamos alguns ótimos prêmios.

O legal é que existe um acompanhamento e muita gente do Hackathon é chamado para participar da empresa. Você fica lado-a-lado de engenheiros, diretores e outras pessoas cruciais para a empresa. Eles te dão todo o apoio e falam abertamente dos problemas que tem, ensinam e ajudam a você resolver o caso. É experiência demais para um único dia!

Para você que achou interessante, atualmente a FIAP está com inscrições abertas para um Hackathon em parceria com a Gerdau, que é uma das maiores metalúrgicas no Brasil, o link é este aqui.

Esperamos que nós do NN tenhamos ajudado você a evoluir com esta pequena amostra do: “O que é Hackathon” e gostaríamos que você comentasse sobre a sua experiência caso tenha participado de um, se não, o quanto está empolgado para o seu primeiro Hackathon.

Quaisquer dúvidas fique a vontade em perguntar, não sou especialista, mas acompanhamo de perto o progresso dessa nova modalidade de aprendizado! :)

Nerd: Novo Nerd

O projeto (e a paixão) de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter.Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On