Top 10 Princesas Disney – Parte 1 (do 10 ao 6)

Nossa, parece que décadas se passaram desde que fiz meu último Top 10 aqui no Novo Nerd. Pode ser exagero meu, mas pelo menos um ano sem publicar alguma lista eu fiquei. Voltei em grande estilo para dar o ranking definitivo das Princesas Disney! Vai, não seja ranzinza, você gosta de alguma delas, todo mundo gosta! :)

O critério pra essa lista não será a qualidade do filme e sim o desenvolvimento e característica das personagens, isso provavelmente fará algumas das mais famosas princesas ficarem de fora e algumas mais underground entrarem. Na lista de hoje veremos as posições de 10 a 6, no próximo post concluiremos. Vamos lá!

Ahhh, antes que eu me esqueça, somente personagens da Disney, portanto nada de Mérida e nada da Princesa Léia!

 

10 – Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões)

 

branca de neve

 

Que maneira melhor pra começar do que com a primeira princesa Disney? Branca de Neve e Os Sete Anões é provavelmente o melhor filme da Disney até hoje, forte concorrente a melhor animação de todos os tempos inclusive. A personagem principal não é exatamente bem desenvolvida ou profunda, mas dentro das princesas mais clássicas da Disney é a mais emblemática e ela também é amiguinha dos animais o que está na moda :). Ponto pra ela!

 

09 – Pocahontas (Pocahontas)

 

Pocahontas

 

A partir dessa posição as princesas começam a ter uma personalidade mais bem definida e interessante. Pocahontas é baseada numa história real e parece que nada foi tão bonito e romântico quanto na animação, mas a personagem central do filme tem o mérito de se rebelar contra a autoridade do pai e da tribo e ir atrás do que quer, mesmo que isso perca a força porque o que ela quer é um homem, mas já é um começo né?

 

08 – Ariel (A Pequena Sereia)

 

ariel

 

De certa maneira Ariel é parecida com Pocahontas (mas A Pequena Sereia é um filme muito melhor), faz tudo pra conquistar seu objetivo (novamente, o objetivo é um homem, mas pelo menos rompe o status quo das princesas). Ariel é melhor que Pocahontas porque mostra uma faceta curiosa muito interessante e é bem legal ver o encantamento dela pela cultura humana.

 

07 – Gisele (Encantada)

 

(L_R)  AMY ADAMS, PATRICK DEMPSEY

 

Gisele é uma personagem muito bacana porque rompe com alguns paradigmas das princesas, primeiro ela busca seu príncipe, mas se apaixona mesmo pelo pai de família com uma filha pra criar. Ela abdica do luxo e da riqueza e do status pra ficar com a família que ela escolheu, isso tudo sem nunca deixar de ter a personalidade de princesa (o que é muito bem trabalhado pelo filme, essa diferença dela com relação às pessoas do mundo “real”).

 

06 – Tiana (A Princesa e o Sapo)

 

tiana

 

A Princesa e o Sapo passou meio desapercebido do grande público mas foi a primeira tentativa da Disney de retomar a força das suas animações, o filme é muito bom, mas não fez sucesso e somente no filme seguinte – Enrolados – o estúdio voltou aos tempos áureos. Tiana, a personagem principal da animação, é muito a frente do seu tempo (o filme se passa na década de 20), uma mulher pobre, mas trabalhadora e independente, procurando abrir seu próprio negócio em uma sociedade muito machista, uma personagem muito subestimada em um filme muito subestimado.

 

Logo voltamos com a conclusão dessa lista :)

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On