Um livro com muitas pistas e Pequenas Grandes Mentiras| Crítica

Olá, como estão por aí?!

Aqui está tudo tranquilo! =)

Os queridos da editora Intrínseca me enviaram um exemplar que eu pude escolher (isso é muito legal!). Como eu estava obcecada pela série da HBO Big Little Lies, pedi o livro que deu origem aos 7 episódios. E assim nasceu um complexo misto de emoções! (hahahahaha)

Eu já tinha visto os 2 primeiros episódios da série e a capa do livro era com a carinha da Celeste, Madeline e Jane da TV, então eu estava completamente contaminada pelas influências da obra audiovisual, que é muito boa, e muito bem roteirizada! O resultado disso foi que eu não estava gostando muito do livro, pela primeira vez estava achando a adaptação melhor do que a obra original.

Já digo desde agora que será impossível falar sobre este livro sem comentar um pouquinho da série e sem dar pequenos spoilers sobre ambos, então eu sinto muito, mas se você ainda não tem conhecimento das duas obras e pretende ter, eu sugiro que tome cuidado com a leitura deste texto.

pequenas-grandes-mentiras_1

Bom, minha estratégia foi parar de assistir à série e focar no livro, e foi uma escolha bem boa; a leitura deslanchou. Porque todo aquele sentimento de repulsa era preconceito, acho que eu estava preguiçosa e não queria imaginar mais nada, queria ver! Mas logo passou e foi um grande sucesso de leitura! Que livro!

Acredito que a série me deu mais dicas do que o livro, logo no primeiro episódio eu chutei a pessoa certa que morria, mas de maneira alguma eu acertei como acontecia e quem estava por trás disso. É muito surpreendente e audacioso! Eu ainda não conheci ninguém que tenha desvendado. (Hahahahaha)

O livro também te dá dicas falsas, são pequenas grandes mentiras contadas a todo parágrafo, ninguém é confiável e tudo muda o tempo todo. Não há constância. Alguns aspectos como a paternidade de Ziggy ,fica bem fácil de saber tanto no livro quanto na série, mas principalmente na série. Jane não iria mudar para a cidade das confusões sem grandes motivos aparentes, e era meio óbvio que se Perry agredia Celeste, ele seria o principal indicado a ter abusado de Jane! E também por isso seria morto! Contudo, o mistério de como isso aconteceu é brilhante!

bll_featured

Pequenas Grandes Mentiras é mais do que um livro de suspense e mistério muito bom, é um chamado de alerta a sociedade atual! Cara, é muito triste, mas muito real! Homens ricos batem e estupram pessoas como Perry (e ficam impunes, porque ninguém acredita que um homem rico e generoso possa ser um escroto!), mulheres ricas e aparentemente com vidas perfeitas sofrem de violência doméstica e ficam caladas como Celeste, muitas mães jovens e solo são vítimas de abuso sexual como Jane, e a várias pessoal da população feminina mundial tentam equilibrar todos os pratos de tarefas da vida, fracassam e são taxadas como loucas, mandonas e histéricas como Madeline. E muitas pessoas, incluindo mulheres (ai que triste!), as julgam muito, como a sociedade da pequena península de Pirriwee.

A autora aponta questões que estão na nossa frente e precisam sim serem discutidas! E principalmente dá o recado para as manas se unirem, como a Celeste, Madeline e Jane fizeram, mesmo com todos os problemas. E ainda, como fazem ao final, unem-se simplesmente para proteger as mulheres daquele crápula, não importava mais as diferenças que tinham.

O livro e a série mostram que girl power é a uma coisa linda e que logo, logo dominará o pensamento feminino. Pois é muito triste ver que a sociedade constrói um caminho para que nós mulheres sejamos competitivas e cruéis umas com as outras, quando na verdade deveríamos nos unir, como as mulheres de Pequenas Grandes Mentiras se uniram. E que a vida de ninguém é perfeita, além de que, muitas pequeninas mentiras podem esconder grandes coisas espantosas.

É isso, gente! Leiam o livro porque é ótimo, a narrativa é super bem construída e é mega bem escrito, facilzinho de ler e aproveitar! E depois vejam a série, porque a HBO arrasou! ;*

Entre para o nosso grupo no Telegram
Participe de sorteios EXCLUSIVOS colocando seu e-mail abaixo:

Nerd: Natalia Contave

Natalia Contave, sou eu! A maluca com tatuagem de Harry Potter que ama cinema e literatura, e quando junta os dois, fica melhor ainda! Trabalho escrevendo, me divirto escrevendo, então, vamos fazer isso! Veremos uns filmes, leremos umas coisinhas e depois conto tudo por aqui! ;)

Share This Post On